terça-feira, 23 de agosto de 2011

JOGOS

JOGOS RECREATIVOS
 O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentido  de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida quotidiana.        (Huizinga:1980, p.42).
CARACTERÍSTICAS DOS JOGOS:
Capacidade de absorver o participante de maneira intensa e total; Sempre deve haver um vencedor,mas de certa forma todos que participarem já sairão ganhando, por estarem envolvidos numa atividade lúdica ou qualquer outra por tarefa ou  o tempo determinado; Tenha um final previsto;  Sempre tenha regras, estabelecidas; Tenha um ápice, como: marcar um ponto; Tenha evolução natural: começo, meio e fim.
OS JOGOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM:
Na concepção piagetiana, os jogos têm dupla função: consolidar os esquemas já formados e  dar prazer ou equilíbrio emocional à criança; Segundo Vygotsky, através do jogo que a criança aprende a agir, com sua curiosidade adquire iniciativa, autoconfiança e o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Todo jogo recreativo pode ter caráter educativo.
TIPOS DE JOGOS
Jogos Psicomotores ou Funcionais/ Jogos Sensoriais ou Perceptivos Motores/ Jogos de Raciocínio/ Jogos de Imitação/ Jogos de Construção/ Jogos de Transição/ Jogos Competitivos/ Jogos Cooperativos/ Jogos de Salão/ Jogos de Rua(Populares) / Jogos Regionais/ Jogos Didáticos/ Jogos Rítmicos/ Jogos Dramáticos/ Jogos Coletivos/ Jogos Inclusivos.
CARACTERIZAÇÃO DOS TIPOS DE JOGOS:
JOGOS PSICOMOTORES OU FUNCIONAIS: São definidos com base nos aspectos biológicos e neurocomportamentais do movimento; O principal objetivo é a exploração, o desenvolvimento, o aprimoramento ou manutenção das capacidades físicas e das habilidades motoras.
JOGOS SENSORIAIS OU PERCEPTIVOS MOTORES: São destinados aos estímulos dos sentidos humanos; Entre os jogos sensoriais estão inseridos aqueles relacionados a ação dos aparelhos do sentido (cheirar, provar, escutar, tocar, etc).
JOGOS DE RACIOCÍNIO: São aqueles baseados nos aspectos cognitivos; Exemplos: memorização, categorização, comunicação, atenção, percepção e avaliação de situações, táticas e estratégias, síntese, seqüência de pensamento, linguagem(oral e escrita), etc.
JOGOS DE IMITAÇÃO: São os jogos relacionados ao simbolismo: a imitação, a imaginação e a representação; É importante considerar o espaço para imitar, fantasiar e simular acontecimento, com isso iremos perceber o quanto essas brincadeiras são muito ricas e o adulto deve evitar intervenções.
JOGOS DE CONSTRUÇÃO: Acontecem quando as crianças usam, transformam objetos e materiais variados e criam novos produtos; São considerados jogos de transição e, para serem desenvolvidos pelas crianças, necessitam das demais classes de jogos.
JOGOS DE TRANSIÇÃO: Caracterizam-se pela necessidade da criança em deslocar objetos, a si própria ou, ainda, outra(s) criança(s); A noção espacial, temporal, as capacidades e habilidades físicas como força, equilíbrio e coordenação são constantemente solicitadas. Exemplos: corrida de saco, ovo na colher, etc.
JOGOS COOPERATIVOS: Fundamentam-se na cooperação, no trabalho em grupo; O importante é que todos participem, aproveitem , aprendam, deleitem-se. Exemplos: vôlei gigante, João ajuda, etc.
JOGOS DE SALÃO: São opções de jogos de raciocínio e também de jogos perceptivos-motores; Alguns exemplos desses jogos são: xadrez, dama, tênis de mesa, trilha, jogo da velha, resta um, dentre outros.
JOGOS DE RUA(POPULARES): São aqueles vinculados às atividades que perpassam pelo tempo e  transmitidos de geração em geração; Exemplos: pular-corda, amarelinha, queimada, cabo-de-guerra, etc.
JOGOS REGIONAIS: Trazem as características regionais e as mudanças que os jogos sofrem de acordo como contexto de cada região; Exemplos: pião, peteca, cabra-cega, etc.
JOGOS DIDÁTICOS: Semelhantes aos jogos intelectivos ou jogos de raciocínio; Exemplo: quebra-cabeças, dobraduras, etc.
JOGOS RÍTMICOS: As atividades baseiam-se em movimentos combinados(coordenados) a partir de um ritmo determinado. Os movimentos precisam ser realizados em um determinado tempo e espaço.
JOGOS DRAMÁTICOS: São atividades que evidenciam a representação de determinada situação ou situações da realidade; As características fundamentais desse tipo de jogo são encontradas nos jogos de imitação, ficção ou faz de conta.  Exemplos: brincadeira com fantoches, dedoches.
JOGOS COLETIVOS: Visam o trabalho feito em grupo, ou seja, por meio da coletividade; Essa forma de jogo deve preservar a autonomia dos praticantes, respeitando-se o jogo. Exemplos: voleibol, futsal, futebol, handebol, pólo aquático, basquetebol, entre outros.
JOGOS INCLUSIVOS: Ocasionam tensão e alegria, proporcionam aos participantes, o prazer e entusiasmo, de forma efetiva, respeitando assim os limites e a individualidade de cada um, sem perder o foco nas práticas dos fundamentos de alguns esportes e a execução dos gestos técnicos esportivos. Ex.: Ponte móvel, Passeio dos unidos, Quebra cabeça cooperativo, Aperto de mão,abraço,beijo e salada mista, Dardo com os pés, Jarrobol ou Canecobol, Controle, Base 4 ou Voleibase, etc.obol, Controle, Base 4 ou Voleibase, etc.

JOGOS VIRTUAIS
Os jogos virtuais, conhecidos também como jogos eletrônicos, são programas computacionais voltados principalmente para o entretenimento. São programas com visuais marcantes, bem definidos, que podem representar o mundo real ou imaginário, com o mesmo intuito de jogos comuns, almejando a busca pela vitória e superação. Para sua execução são necessários meios como computador ou videogames.
Alguns tipos de jogos virtuais
Jogos de estratégia
Jogos de estratégia são jogos no qual são necessários conhecimentos de estratégia. Ex: Xadrez, damas, hex, etc.
Jogos de Plataforma
Jogo de plataforma é o nome dado a um gênero de jogos de videogame no qual o personagem tem que escalar ou pular plataformas enquanto enfrenta inimigos e coleciona objetos para completar o jogo.
Jogos tipo “Puzzle”
Jogo eletrônico de quebra-cabeça (ou “puzzle”) é um gênero de jogo eletrônico que se foca em solucionar quebracabeças. Os tipos de quebra-cabeças a serem resolvidos podem testar diversas habilidades do jogador, como lógica, estratégia, reconhecimento de padrões, solução de seqüências e ter que completar palavras. Jogos dessa categoria envolvem uma variedade de desafios de lógica e conceito, e ocasionalmente adicionam pressão-por-tempo e outros elementos de ação.

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