terça-feira, 23 de agosto de 2011

TECNOLOGIAS

O FASCÍNIO PELAS TECNOLOGIAS
    As novas tecnologias estão provocando profundas mudanças em todas as dimensões da nossa vida. Elas vêm colaborando, sem dúvida, para modificar o mundo. A máquina a vapor, a eletricidade, o telefone, o carro, o avião, a televisão, o computador, as redes eletrônicas contribuíram para a extraordinária expansão do capitalismo, para o fortalecimento do modelo urbano, para a diminuição das distâncias. Mas, na essência, não são as tecnologias que mudam a sociedade, mas a sua utilização dentro do modo de produção capitalista, que busca o lucro, a expansão, a internacionalização de tudo o que tem valor econômico.
    Os mecanismos intrínsecos de expansão do capitalismo apressam a difusão das tecnologias, que podem gerar ou veicular todas as formas de lucro. Por isso há interesse em ampliar o alcance da sua difusão, para poder atingir o maior número possível das pessoas economicamente produtivas, isto é, das que podem consumir.
O capitalismo visa essencialmente o lucro. Tanto as tecnologias – o hardware – como os serviços que elas propiciam – os programas de utilização – crescem pela organização empresarial que está por trás e que as torna viáveis numa economia de escala. Isto é, quanto maior a sua expansão no mercado mundial, mais baratas se tornam e, com isso, mais acessíveis.
    As tecnologias viabilizam novas formas produtivas. As redes de comunicação permitem o processo de distribuição em tempo real, com baixos estoques. Permitem a produção compartilhada, permitem o aparecimento do teletrabalho – poder estar conectado remotamente à sede da empresa e a outros setores, situados em lugares diferentes. Mas tudo isso são formas de expressão da expansão capitalista na busca de novos mercados, de racionalizar custos, de ganhar mais.(José Manuel Moran. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Tecnologia Educacional.Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, setembro-outubro 1995, p. 24-26).
MUDANÇAS QUE AS TECNOLOGIAS FAVORECEM
   Cada tecnologia modifica algumas dimensões da nossa inter-relação com o mundo, da percepção da realidade, da interação com o tempo e o espaço. Antigamente o telefone interurbano – por ser caro e demorado – era usado para casos extremos. A nossa expectativa em relação ao interurbano se limitava a casos de urgência, economizando cuidadosamente o tempo de conexão. Com o barateamento das chamadas, falar para outro estado ou país vai se tornando mais habitual, e ao acrescentar o fax ao telefone, podemos enviar e receber também textos e desenhos de forma instantânea e prazerosa.
    O telefone celular vem nos dando uma mobilidade inimaginável alguns anos atrás. Posso ser alcançado, se quiser, ou conectar-me com qualquer lugar sem depender de ter um cabo ou rede física por perto. A miniaturização das tecnologias de comunicação vem permitindo uma grande maleabilidade, mobilidade, personalização (vide walkman, celular, notebook...), que facilitam a individualização dos processos de comunicação, o estar sempre disponível (alcançável), em qualquer lugar e horário. Essas tecnologias portáteis expressam de forma patente a ênfase do capitalismo no individual mais do que no coletivo, a valorização da liberdade de escolha, de eu poder agir, seguindo a minha vontade. Elas vêm ao encontro de forças poderosas, instintivas, primitivas dentro de nós, às quais somos extremamente sensíveis e que, por isso, conseguem fácil aceitação social.
     A tecnologia de redes eletrônicas modifica profundamente o conceito de tempo e espaço. Posso morar em um lugar isolado e estar sempre ligado aos grandes centros de pesquisa, às grandes bibliotecas, aos colegas de profissão, a inúmeros serviços. Posso fazer boa parte do trabalho sem sair de casa. Posso levar o notebook para a praia e, enquanto descanso, pesquisar, comunicar-me, trabalhar com outras pessoas a distância. São possibilidades reais inimagináveis há pouquíssimos anos e que estabelecem novos elos, situações, serviços, que dependerão da aceitação de cada um, para efetivamente funcionarem.
    Muitas atividades que nos tomavam tempo e implicavam deslocamentos, filas e outros aborrecimentos, vamos poder resolvê-las através de redes [...](José Manuel Moran. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Tecnologia Educacional.Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, setembro-outubro 1995, p.24-26).
 TECNOLOGIAS MODERNAS INTERLIGADAS  
   Existem três tipos de tecnologias interligadas. São três grandes linhagens tecnológicas que começaram a modificar o mundo a partir da década de 1970: as chamadas tecnologias da informação, que lidam com a informação digital; a tecnologia genética, que lida com a informação genética; e uma terceira, que é a nanotecnologia, lida com as transformações da matéria em escala nano.
    De um lado, temos as modificações da tecnologia nas informações comunicacionais,
incluindo aí o computador e tudo o que está relacionado à comunicação digital. De outro lado, estão as tecnologias da vida, e as da transformação da matéria em escala nano.
     Isso modifica completamente a vida das pessoas, sobretudo a das novas gerações. As pessoas que têm atualmente 60 anos eram jovens quando a revolução cibernética começou a acontecer, na década de 1970. Algumas dessas pessoas encontram dificuldade numa série de coisas. No computador, por exemplo, assim como em relação ao celular, à máquina fotográfica, que também é digital, a secretária eletrônica, enfim, todos os aparelhos que antes não eram digitais e que hoje são. Mandar uma mensagem escrita por meio do celular, por exemplo, o jovem faz com a maior facilidade. Isso ocorre porque ele já nasceu nessa geração cibernética.
     Esse processo evolui numa rapidez espantosa: nós estamos vivendo uma verdadeira aceleração no campo da tecnologia. Mesmo os jovens que conseguem fazer atividades com muita velocidade e facilidade, aqueles que estão inseridosneste mundo digital, vão ter que saber lidar com a evolução crescente. Caso contrário, ficarão numa situação semelhante à da geração anterior.
    Fonte: Revista Mundo Jovem, edição nº 392, novembro de 2008. Entrevista com Laymert Garcia dos Santos. (www.mundojovem.com.br. Acesso em 15 de Nov. de 2008).

TÉCNICA é qualquer instrumento (ou conhecimento) que implica uma demonstração
de inteligência humana; é ainda uma forma de inventar um método ou um objeto que facilite algum trabalho, que sirva para controlar as forças da Natureza.
TECNOLOGIA é uma técnica avançada, resultante da aplicação do conhecimento científico. É toda a aplicação da Ciência moderna, é todo produto científico (seja uma idéia, seja algo material) que tenha uma serventia prática para a Humanidade.Qualquer instrumento que seja utilizado para satisfazer uma necessidade do homem:Uma simples caneta, um batom, um alfinete, a linguagem, os jogos, os livros, o palito de fósforo, o pneu, o pente, os utensílios domésticos são todos exemplos de tecnologia no sentido mais contemporâneo.
Fonte: Vesentiniociedade e espaço. São Paulo: Ática, 2005, p. 23
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UMA SUGESTÃO DE FILME PARA SE ABORDAR O IMPACTO DO 
DESENVOLVIMENTOTECNOLÓGICO EM SALA DE AULA
Seção de cinema
     Título: Tempos modernos; Gênero: Comédia; Duração: 87 minutos; Lançamento
(EUA): 1936; Direção: Charles Chaplin; Roteiro: Charles Chaplin.
Sinopse
     Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” cuja função era evitar a interrupção do trabalho para o almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório, ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado.
Ao deixar o hospital para começar sua nova vida, encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de protesto de operários. Simultaneamente, uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são crianças. Elas não têm mãe e o pai está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas, a jovem consegue escapar.

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